1ª fase - CANDIDATURA
2ª fase - AVALIAÇÃO
3ª fase - FINANCIAMENTO

4ª fase - IMPLEMENTAÇÃO

“Até ao C.E.O. – Educação Especial e Inclusão”
Aveiro (AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro): Espaço CEO [Criar, Envolver, Orientar] | Outros - Educação Especial

Autonomia / Competências / Educação Especial / Inclusão / Oportunidades

Apoio solicitado 1.902,50€


951,25€951,25€
50% ACM
Apoiante 11% (100,00€)
faltam (851,25€)








Objetivo

Promover a autonomia, a inclusão e a igualdade de alunos com Necessidades Educativas Especiais através da aquisição de recursos específicos (ajudas técnicas, etc.) que potenciem o desenvolvimento de competências cognitivas, sensoriais e motoras.



Descrição

"Até ao CEO – Educação Especial e Inclusão" é o nome que atribuímos a este projeto e que, contrariamente do que possa parecer à primeira vista, não contém qualquer erro de ortografia. Adiante, explicaremos melhor que CEO é este, com letra maiúscula e com "o", e onde pretendemos chegar.

 

Durante muito tempo, a inclusão e a promoção da igualdade de alunos com Necessidades Educativas Especiais foi relegada para segundo plano. Felizmente, nas últimas décadas, o paradigma tem vindo a mudar e existem cada vez mais profissionais especializados (docentes e técnicos) capazes de auxiliar os nossos jovens.

 

A nossa Associação (AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro) – sem fins lucrativos – é composta por 13 valências, sendo a escola (ensino vocacional e profissional) a que tem maior expressão, contando atualmente com cerca de 1200 alunos. Destes, aproximadamente uma centena apresenta Necessidades Educativas Especiais, encontrando-se, portanto, ao abrigo do DL 3/2008. Em resultado desta procura crescente, além do nosso trabalho de referência ao nível do ensino profissional e da inserção de jovens no mercado de trabalho, gradualmente, no espaço de meia dúzia de anos, temo-nos vindo também a afirmar enquanto escola de referência para a Educação Especial. A somar aos quase 100 alunos ao abrigo da Educação Especial, temos ainda cerca de 500 que necessitam de acompanhamento pedagógico e psicológico específico e personalizado (insucesso escolar, desmotivação, problemas comportamentais, ansiedade, etc. – estando estas questões, muitas vezes, relacionadas também com dificuldades de aprendizagem).

 

Assim, dois dos grandes desafios com que nos deparamos são a verdadeira promoção da igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de ensino, ambos essenciais para assegurar o encaminhamento pós-escolar dos alunos com NEE de carácter permanente. Com este projeto, pretendemos continuar a trabalhar para a autonomia dos alunos, potenciando as suas competências cognitivas, sensoriais e sociais, ao mesmo tempo que os preparamos para a vida ativa através do Plano Individual de Transição.

 

Diretamente associada ao núcleo de Educação Especial, está uma das nossas valências, o CEO – referido logo no título – e cujas iniciais significam "Criar, Envolver, Orientar". Esta valência compreende um espaço – semelhante a um apartamento T0 mas que foi construído especificamente para o efeito – que permite desenvolver competências do dia-a-dia associadas à promoção da autonomia, nomeadamente, cozinhar, arrumar e limpar a casa, fazer as camas, etc. Além destas tarefas, uma equipa especializada trabalha também no sentido de promover o desenvolvimento do competências cognitivas, motoras e sensoriais, quer em contexto de sala de aula quer através de dinâmicas de grupo / reabilitação. Em todo este processo, tentamos também envolver os pais, sensibilizando-os para determinadas necessidades específicas dos seus filhos, através de sessões e workshops temáticos ajustados aos seus horários (disponibilidade).

 

Através das nossas ações e práticas diárias, envolvemos também toda a comunidade educativa na construção do projeto de vida destes alunos, trabalhando as relações sociais, a criação de novos laços afetivos, a implementação de rotinas, etc. O CEO é um espaço de apoio que complementa outros espaços de trabalho (salas de aula designadas por espaço AUTO e espaço Estilos), onde as sessões de aprendizagem da leitura e da escrita, assim como o desenvolvimento do Cálculo, etc., ocorrem em simultâneo.

 

Acontece, no entanto, que nos últimos três anos o número dos nossos alunos com Necessidades Educativas Especiais aumentou exponencialmente e, mesmo sabendo que os nossos docentes e técnicos possuem formação especializada na área e partilham/trocam regularmente boas práticas com colegas de outras instituições nacionais e internacionais, o facto é que as necessidades especiais que nos chegam são, cada vez mais, de ordem diferente e os recursos ou as ajudas técnicas que possuímos não são suficientes.

 

Cada aluno é único e a verdadeira inclusão e promoção da igualdade só acontecerá se formos capazes de dar resposta às suas necessidades efetivas. Acresce, ainda, a esta realidade o facto de os pontos de partida dos alunos serem obviamente diferentes e, portanto, não se poder inferir que dois alunos com Trissomia 21, por exemplo, irão imediatamente ser capazes de fazer as mesmas coisas. Como tal, gostaríamos que a importância desta iniciativa fosse reconhecida de modo a nos poder apoiar na aquisição de, pelo menos, algum do material / dos recursos que abaixo enunciamos e que figura entre o mais urgente:

 

AJUDAS TÉCNICAS > SOFTWARE

"Symbol LAB" – trata-se de um software que possui o novo sistema de símbolos Symbolinc, através de uma interface simples e intuitiva, e que permite utilizar gratuitamente os símbolos ARASAAC. Está referenciado como uma Ajuda Técnica (certificação ISO 05 06 21), abrange todas as faixas etárias e, portanto, todos os ciclos de ensino. Esta ferramenta permite escrever texto com símbolos; utilizar Símbolos Symbolinc, ARASAAC, imagens e fotografias; utilizar síntese de voz ou voz gravada; permite interagir através de grelhas ou teclado; potencia o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem, é terapêutico e permite criar e partilhar histórias adaptadas, fichas de trabalho e atividades interativas para qualquer área disciplinar. O único preço de licença disponível é o de licença única, que inclui manual em formato digital e permite a instalação num computador (232.30€). O ideal, atendendo ao número de alunos que acompanhamos, seriam duas licenças (2x 232,30€ = 464,60€), portanto). Toda a informação disponível em: www.imagina.pt/produtos/software

 

"Aventuras 2" – Trata-se de um caderno digital avaliado e recomendado pelo Ministério da Educação que permite trabalhar a Língua Portuguesa através de frases, expressões, palavras, sílabas, imagens, sons e voz. Trata-se de um software inclusivo, indicado para todos os aprendizes desta língua, desde crianças, jovens ou adultos com necessidades educativas especiais e, ainda, para adultos em situações de reaprendizagem. Esta ajuda técnica é certificada pela norma ISO 05 03 09 o seu download custa 81,09€ por licença. O ideal, para nós, seriam duas licenças, que ficariam a 162,18€. Toda a informação disponível em http://www.imagina.pt/produtos/software/educacao-especial2/page/2/

 

"Desafios" – este software é, também, uma ajuda técnica (ISO 30 06) e, apesar de estar indicado sobretudo para crianças nos primeiros anos de ensino, trabalhando a aprendizagem da leitura e da escrita, a lateralidade, a sequência lógica, o sentido de orientação espacial, etc., é uma ferramenta que pode ser muito útil quando trabalhamos o desenvolvimento destas mesmas competências junto de alunos com NEE do domínio Cognitivo-Motor. Inclui seis programas interativos, com diversos níveis de dificuldade. Cada programa inclui diversas atividades propedêuticas e de iniciação à leitura e escrita. Os programas incluídos são: ABC, Desenho por pontos, Cubos, Colorir, Labirinto e Caminho-de-ferro. É igualmente um produto recomendado e avaliado pelo Ministério da Educação para as áreas da Língua Portuguesa e Matemática. Custa 12,92€ e permite a instalação em 2 computadores. Neste caso, a aquisição ode 2 permitira instalação em 4 computadores (2 por sala), o que nos possibilitaria chegar, em simultâneo, a um maior número de alunos. O valor total, conforme especificado, é de 25,84€. Informação em http://www.imagina.pt/produtos/software/desafios/

 

AJUDAS TÉCNICAS

“Comutador de Pressão Variável”: este comutador é um periférico de acessibilidade, um dispositivo que se impõe como uma alternativa à forma convencional de aceder ou inserir informação no computador, substituindo perfeitamente o teclado e/ou o rato. São usados também com crianças com necessidades especiais e para todos os jovens e adultos que necessitem de ajudas técnicas para acesso ao computador (Código de ajuda técnica: ISO 24 10 12). Preço unitário: 90.10€. Disponível em http://www.imagina.pt/produtos/educacao-especial/comutador-de-pressao-variavel/

 

“Comutador tipo Alavanca”: Muito sensíveis ao toque, são mais sensíveis na extremidade da "alavanca". Podem ser colocados na palma da mão, bastando fechá-la para o acionar (Código de ajuda técnica: ISO 24 10 12). Valor unitário: 79,50€. Toda a informação em: http://www.imagina.pt/produtos/educacao-especial/comutador-tipo-alavanca/

 

“Switch Box para ligação do Manípulo ao computador”: As switch boxes permitem ligar comutadores ou manípulos ao computador. Possuem uma interface de entrada (mini-jack) onde se liga o comutador e uma interface de saída (porta série ou USB) que liga ao computador. Cada switch box permite ligar até 2 comutadores ou manípulos ao computador. Ajuda técnica ISO 24 10 15. O preço unitário é de 99,64€. Toda a informação em http://www.imagina.pt/produtos/educacao-especial/switch-box/

 

COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

“Vox4all 2.0.” - Aqui, estamos perante um sistema de comunicação aumentativa e alternativa para smartphone e tablet que visa dar voz a quem não tem e colmatar dificuldades de comunicação. Este sistema de comunicação mobile é totalmente configurável e adaptável para cada utilizador. Catalogado como produto de apoio, destina-se a todas as idades e é certificado com a norma Parte superior do formulário

 

ISO 22 21 12. Custa 69,99€ cada licença, pelo que duas perfaz um total de 139,98€. Toda a informação disponível em http://www.imagina.pt/produtos/software/vox4all-2-0/ Parte inferior do formulário

 

AJUDA COMPUTACIONAL


“Robot Roamer 2” – trata-se, conforme especificado no site onde é disponibilizada toda a informação, de um pequeno computador com rodas, com um teclado de conceitos na carapaça e que permite executar tarefas tão diferentes como efetuar percursos, medir, contar, falar, desenhar... Este aparelho está referenciado como uma “ajuda computacional para resolver problemas e desenvolver o raciocínio baseado na compreensão e descrição de procedimentos, um apoio concreto para a aprendizagem abstrata. Os seus objetivos e campos de utilização são, em consequência a estruturação do pensamento, a representação simbólica (codificação e descodificação), a análise, antecipação e planeamento de ações”. Destina-se a crianças desde o pré-escolar até aos 14 anos, sendo que atendendo às especificidades cognitivas de alguns dos nossos alunos com NEE, será de grande importância para o desenvolvimento das competências previamente enunciadas ao longo de todo o seu percurso. O valor deste robot é de 236,78€. Informação em http://www.imagina.pt/produtos/hardware/robot-roamer-2/

 

TERAPIA DA FALA

“VoxTraining”: este software reúne um conjunto de 11 jogos de exercícios vocais, com o objetivo da estimulação, condicionamento e treinamento da voz e fala, aprimorando a produção e controle de diversos parâmetros vocais. Foi desenvolvido especificamente por fonoaudiólogos e visa a estimulação de  voz e fala; a exploração dos  parâmetros vocais; distúrbios vocais. Disponível através de download, com custo de licença de 257,44€. Toda a informação em http://www.profala.com/lj/218-vox-training.html

 

JOGOS DIDÁTICOS (DISLEXIA, TDAH, etc)

“Memomix”: jogo pensado especificamente para potenciar a memória e a atenção. Cada palavra do par está escrita com  letras, cores, design e tamanhos diferentes. Muitas delas também possuem uma separação incomum. Pode ser usado em terapias de Afasia, Transtornos  de Leitura e Escrita, Dislexia, automatização de Transtornos Articulatório e  Fonológico, Distúrbio Específico de Linguagem, Transtorno de Défice de  Atenção/Hiperatividade (TDAH). Uma vez mais, trata-se de software com custo de licença individual. Esse custo individual é de 48,22€ e, também aqui, até pelo facto de termos sempre mais do que um espaço ocupado com alunos com NEE, solicitamos duas (96,44€). Restante informação acessível em

http://www.profala.com/lj/software/221-memomix.html

 

AUXILIARES DE VISÃO

Eschenbach Lupa Bancada de leitura” (AS 100x75/3,8x/1): lente para facilitar / permitir a leitura aos nossos alunos amblíopes / com baixa visão. Custo unitário: 125€ è Solicitação de 2 lupas: 2x 125€= 250€). Informação em http://www.astroshop.pt/eschenbach-lupa-bancada-de-leitura-as-100x75-3-8x-1/p,24332



Orçamento

2 licenças software - ajuda técnica - Symbol LAB
464,60€



2 licenças caderno digital - Aventuras2 - recomendado pelo MEC
162,18€



2 licenças software interactivo (ajuda técnica) - Desafios
25,84€



1 Comutador de Pressão Variável - dispositivo periférico de acessibilidade
90,10€



1 Comutador Tipo Alavanca - dispositivo periférico de acessibilidade
79,50€



1 Switch Box para ligação do Manípulo ao computador
99,64€



2 licenças Vox4All 2.0 - Comunicação aumentativa e alternativa
139,98€



1 Robot Roamer Two - ajuda computacional
236,78€



1 licença software VoxTraining - terapia da fala
257,44€



2 licenças jogo didático Memomix - jogo didático para Dislexia, TDAH, etc
96,44€



2 Lupas de Bancada para Leitura - auxiliares de visão (2 x 125€ = 250€)
250,00€



Total: 1.902,50€


Cronograma de Implementação

Fase 1: Aquisição de material (datas de aquisição dependem do financiamento)
N/A



Fase 2: Exploração do material por parte de todos os docentes (formação interna pós-laboral para que todos os docentes afetos à EE conheçam todos os recursos - agendamento das sessões após aquisição dos mesmos)
N/A



Fase 3: Implementação (já temos o nosso núcleo de EE embora tenhamos bastante equipamento em falta para poder fazer face aos alunos com NEE que nos vão chegando. O uso dos equipamentos iniciar-se-á imediatamente, se conhecido por todos os docentes de
N/A



Entidade

AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro

Partilhar
FacebookTwitterGoogle+Share

Apoiantes

Manuel Santiago